10 de abr. de 2011

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

      Fundado em 1922, o Partido Comunista Brasileiro é o mais antigo do país. Foi colocado na ilegalidade na época do regime militar e, ao adequar suas políticas as circunstâncias impostas em função de, possivelmente, serem legalizados, alguns integrantes ficaram inconformados, abandonaram o partido e, liderados por Mauricio Grabois, João Amazonas e Pedro Pomar, em 1962, formaram um novo: o PCdoB, e enfatizaram sua marca revolucionária. Foi uma das maiores dissidências do PCB e apesar da clandestinidade deste novo partido, diversos políticos e partidários se apresentaram nas fileiras da luta armada contra os militares.
     Muito perseguido pelo regime militar, um de seus maiores feitos foi a criação da Guerrilha do Araguaia em 1972-1975. Esse movimento revolucionário foi composto, em sua maior parte, por estudantes. Teve como objetivo criar uma revolta socialista, com base nas revoluções cubana e chinesa, que derrubaria o governo militar imposto naquela época e o substituiria pelo socialismo. A guerrilha totalizou cerca de 76 mortos, sendo 59 militantes do PCdoB e 17 recrutados da região. 
     O partido só passou a funcionar legalmente ao fim da ditadura, em 1985, durante o governo de José Sarney.

     *O PCdoB é inspirado pela Ideologia Marxista-Leninisma, procurando aplicá-la e desenvolvê-la de acordo com a realidade do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário